Sobre a blogger

A blogger

Helena Navalho nasceu em Lisboa em 1966. Tem duas paixões, História e Direito, licenciada em Direito (ULFD) e História (ULFL), com Especialização em Formação Educacional (ULFL).

Iniciou vida profissional em História, prestou colaboração na investigação de Estudos sobre Países Africanos de Expressão Portuguesa, na ULFL, e foi arqueóloga (Sociedades e Civilizações Clássicas) nas escavações localizadas em Castro Verde (Minas de Minério Corvo) sob orientação do Professor Manuel Maia. Durante 12 anos desenvolveu actividade profissional como Diretora de Departamentos de Seguros e de Formação no Grupo 8. Depois, veio o Direito, iniciou funções no Ministério da Administração Interna (MAI), no Gabinete de Estudos e Planeamento de Instalações ao qual veio a suceder a Direcção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos.

Paixão dedicada ao serviço público que durou 14 anos. Laborou na contratação pública, nos procedimentos concursais, no acompanhamento jurídico e gestão de contratos públicos e de projetos, participando em equipas multidisciplinares com as forças e serviços de segurança e foi membro de júri.

Dedicou-se, ainda, à preparação do contencioso administrativo pré-contratual e contratual e deu apoio ao contencioso da Secretaria-Geral do MAI,

Participou no Grupo de Trabalho para Planos Nacionais para a Igualdade Cidadania e Género e foi membro do Grupo Intraministerial da Comissão para a Igualdade e Género (CIG).

Atualmente labora no âmbito das queixas e reclamações junto de entidades como operadoras de telecomunicações e da ANACOM, entre outras.

Orgulha-se do Louvor que recebeu (louvor n.º 715/2008, de 15.07.2008, publicado no Diário da República) e de ter colaborado no livro “Mulheres no MAI”, março de 2010, e, ainda, de ter sido nomeada, pela Secretária de Estado da Administração Interna, membro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Análise Financeira do Contrato-Quadro MAI/PT, pela Secretária de Estado da Administração Interna.